A CONTRIBUIÇÃO DO IFG NA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO

Dáguila da Silva Boaventura

Resumo


O presente artigo descreve as etapas da pesquisa que acompanhou a participação do IFG na elaboração do Plano Municipal de Cultura  de Anápolis-GO, como um dos elementos de consolidação de seu Sistema Municipal de Cultura.A Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura, na manutenção de um contato direto com o Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis e em reconhecimento às ações e pesquisas realizadas pela instituição desde 2010 na promoção e valorização da cultura local, instaram a participação do IFG na construção do PMC, sobretudo na primeira etapa de diagnóstico da cultura local. Esse é o primeiro passo para a elaboração do plano, que estabelece objetivos, metas, investimentos, para cada um dos setores culturais no prazo de 10  anos. O SMC é a forma de participação de municípios no Sistema Nacional de Cultura , um meio de integração das informações e planejamentos da cultura de forma nacional, a exemplo de outros sistemas já existentes, como o de saúde. A sua operação é descrita no Plano Nacional de Cultura, o planejamento da cultura no país que agrega planos estaduais e municipais. Foi instituído pela lei 12.343/2010 que definiu princípios, objetivos, o papel do poder público, as formas de financiamento e de avaliação dada sua implantação. Prevê integração das diferentes esferas (União, Estados, Distrito Federal e municípios), por meio da adesão voluntária dos entes, que se obrigam a elaborar o próprio plano de cultura. Após adesão, Anápolis elaborou seu PMC, implementado em 2013 como lei. 

Palavras-chave


ARTE

Texto completo:

PDF

Referências


ALIANO, Lara. Sistema Nacional de Cultura. Blog da Cultura. Disponível em: . Acesso em: 20 de jan de 2016.

______. Plenário do Senado aprova Proposta de Emenda à Constituição que cria o SNC. Ascom / MinC. 14 de set 2012. Disponível em: < http://culturadigital.br/mincnordeste/tag/pec-n%C2%BA-342012/>. Acesso em: 20 de jan de 2016.

BLOG DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA. Ata da Reunião entre Ministério da Cultura (SAI), SEMUC e CMC, de 24 de outubro de 2012. Disponível em: http://atascmc.blogspot.com.br/2012/10/ata-da-reuniao-entre-ministerio-da.html. Acesso em: 20 de jan de 2016.

______. Chamada da 3ª Conferência Municipal de Cultura. Disponível em: . Acesso em: 20 de jan de 2016.

CÂMARA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS. Lei Municipal n° 3.752, de 23 de dezembro de 2014. Plano Municipal de Cultura. Disponível em: . Acesso em: 20 de jan de 2016.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 20 de jan de 2016.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico (13ª. ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

MIRANDA, Elza Gabriela Godinho. Culturanapolis. Disponível em: < https://mapeamentoculturalanapolis.wordpress.com/ >. Acesso em: 20 de jan de 2016.

Plano Municipal de Cultura da Cidade de Anápolis. Texto do Plano Municipal de Cultura Disponível em: . Acesso em: 20 de jan de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.