REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE ETA E ETE EM OBRAS DE ENGENHARIA

Leonardo Ramos da Silveira, Rodrigo Nobre de Araújo

Resumo


Dentre os problemas globais que mais necessitam estudos e soluções frente à crise ambiental, estão os referentes ao destino dos resíduos gerados de Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Os resíduos gerados nas ETEs e ETAs na maioria das vezes são dispostos em aterros sanitários, de forma que não trazem beneficio algum e acabam agredindo o meio ambiente. O intuito de dar uma disposição mais correta a este resíduo que é um grande agente poluidor torna-se necessário, pensando nisso, esse estudo têm por objetivo demonstrar alguns meios de reutilização do lodo que não agrida ao meio ambiente, e que apresentam aplicações na engenharia visando os possíveis benefícios ocasionados pelo lodo. Para tanto, no decorrer deste estudo são citados alguns trabalhos que estudaram as viabilidades e benefícios do lodo de ETA e ETE empregados em diversas áreas da Engenharia.


Palavras-chave


Lodo de ETA; Lodo de ETE; Reutilização de Lodo; Disposição final.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, F. S. D. 2008. Influência do lodo de ETE na massa para fabricação de cerâmica vermelha. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 91p.

BRASIL. Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Politica Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2 de ago. 2010

BRASIL, Lei n° 11.445, de 5 de janeiro de 2005. Estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e da outras providencias. Diário Oficial União [da] Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 de jan. 2007.

FEITOSA, M. C. A. 2009. Lodo de Esgoto: Algumas aplicações em Engenharia. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Católica de Pernambuco, 120p.

GODOY, L. C. 2013. A logística na destinação do lodo de esgoto. Fatec Guaratinguetá, 2(1): 79-90.

HOPPEN et al. 2006. Uso de lodo de estação de tratamento de água centrifugado em matriz de concreto de cimento Portland para reduzir o impacto ambiental. Química Nova, 29(1): 79-84.

KELM, T. A. 2014. Avaliação do uso de lodo de estação de tratamento de esgoto na estabilização de materiais para pavimentação. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 230p.

MADALOZZO, I. L. 2008. Desempenho mecânico do solo condicionado com lodo de esgoto calcinado. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 101p.

MORALES, G. 1999. Aproveitamento do lodo de esgoto sanitário como matéria prima para a produção de material pozolânico. Semina: Ci. Exatas/Tecnol. 18/20(4): 39-45.

PAIXÃO, L. C. C. 2005. Aproveitamento de lodo de estação de tratamento de água em cerâmica vermelha. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Materiais) - UFOP - CETEC - UEMG, 129p.

PEGORINI, E. S. et al. 2003. Qualidade do lodo de esgoto utilizado na reciclagem agrícola na região metropolitana de Curitiba – PR. In: I Simpósio Latino Americano de biossólido, 2003, São Paulo. 11p.

PEREIRA, K. L. A. 2012. Estabilização de um solo com cimento e cinza de lodo para uso em pavimentos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 125p.

RIBEIRO, R. F. 2012. Estudo de dosagem de lodo de Estação de tratamento de Água (ETA) em argamassa. TCC (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 61p.

SANEPAR. 1999. Uso e manejo do lodo na agricultura. Ed. única. Curitiba: Prosab, 98p.

SILVA, J. F. A. 2008. Comportamento de concreto asfáltico tendo lodo da ETA da cidade de Manaus como fíler. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Amazonas, 181p.

SILVEIRA, L. R. 2014. Aspectos geotécnicos e ambientais para a disposição adequada de lodo de esgoto. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Universidade de Brasília, 214p.

STEEL, E.W. 1966. Abastecimento de Água e Sistemas de Esgoto. Ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 592p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.