PLATAFORMA WIGGIO E ENSINO DE LÍNGUAS: UMA PROPOSTA DE INTERAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL

Limerce Ferreira Lopes

Resumo


Esse artigo visa a apresentar um projeto desenvolvido no Instituto Federal de Goiás, Câmpus Goiânia, inicialmente com uma turma do curso Técnico Integrado de Controle Ambiental e uma turma do curso superior de Licenciatura em História, na disciplina de Língua Espanhola. Nosso objetivo consistiu em utilizar a plataforma Wiggio, durante o ano letivo, como um espaço de aprendizagem assíncrona e, assim, verificar a potencialidade e as contribuições dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola. Desse modo, para promover a interação iniciada em sala de aula, adotamos as ferramentas disponibilizadas pela Wiggio, tais como: conferência, gravação de vídeos, fóruns, calendário compartilhado, mensagens de texto, compartilhamento de arquivos etc. Ao término de cada sequência de atividades, os alunos avaliaram as ferramentas utilizadas com o intuito de verificar sua efetividade no processo de compreensão das habilidades trabalhadas. Espera-se, com este projeto, contribuir para a motivação dos alunos em relação às aulas de línguas, além de fomentar a integração das novas tecnologias no dia a dia de sala de aula.

 


Palavras-chave


Ensino. Língua Estrangeira. Tecnologia

Texto completo:

PDF

Referências


DIAS, Anair V. M. Hipercontos multissemióticos: para a promoção dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane H.; ALMEIDA, Eduardo M. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 95-122.

DÖRNYEI, Zoltán. Research methods in applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2007.

GARCIA, Marta et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 14, n. 1, p. 79-87, jan./abr. 2011.

GUTIÉRREZ PÉREZ, Francisco; PRIETO CASTILLO, Daniel. La mediación pedagógica: apuntes para una educación a distancia alternativa. Buenos Aires: Editorial La Crujía, 1999.

LAMY, Marie-Nöelle; GOODFELLOW, Robin. “Reflective conversation” in the virtual language classroom. Language Learning & Technology, v. 2, n. 2, p. 43-61, Jan. 1999.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORÁN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 133-173.

MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 2, p. 27-35, jan./abr. 1995.

SERAFIM, Maria Lúcia; SOUSA, Robson P. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: SOUSA, Robson P.; MOITA, Filomena M. C. S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz G. (Org.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2011. p. 19-50.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.