PROJETO PRÁTICO MULTIDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MOTIVADORA DO ESTUDO NO ENSINO MÉDIO

Ernane Rosa Martins

Resumo


O aprendizado de forma colaborativa relaciona a teoria e a prática na solução de problemas visando formar profissionais bem preparados para o mercado de trabalho. A possibilidade de associar o conhecimento teórico e prático durante os estudos proporciona aos alunos uma vivência prática de sua futura profissão. Este artigo tem por objetivo, relatar a experiência dos alunos participantes de um projeto prático multidisciplinar, desenvolvido nas disciplinas de Programação para Web II do curso técnico em Informática para a Internet, do Instituto Federal de Goiás campus Luziânia, envolvendo e relacionando conteúdos das disciplinas de Engenharia de Software e Banco de Dados. A metodologia aplicada foi uma abordagem qualitativa caracterizada, sobretudo, pela sua natureza exploratória, descritiva, holística e interpretativa, com desenvolvimento de projetos de softwares e realização de entrevistas. Como resultados são apresentados às experiências, dificuldades, lições aprendidas e percepções dos alunos e professor.

Palavras-chave


Projeto de Software; metodologia de ensino; multidisciplinaridade

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