A ESCOLA NO COMBATE AO RACISMO: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ELETROTÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS DO VALPARAÍSO

Jaciara Cristina Pereira de Souza

Resumo


O presente estudo é fruto da pesquisa intervenção realizada no Instituto Federal de Goiás – campus do Valparaíso apresentada no curso de pós-graduação lato sensu em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural da Universidade de Brasília. O trabalho buscou discutir a questão do racismo como realidade social bem como desenvolver ações de intervenção no combate as práticas desse cunho, o trabalho envolveu o processo de conscientização sobre a temática até o desenvolvimento de ações pedagógicas que facilitem o processo de desconstrução de práticas racistas no ambiente escolar e para além dele. A intervenção foi desenvolvida em uma turma do Proeja do curso de Eletrotécnica do Instituto Federal de Goiás, campus Valparaíso. Por meio do trabalho foi possível compreender como os/as estudantes lidam com o racismo bem como identificar atitudes que reforçam a existência do mesmo. Observou-se, portanto, que muitas destas práticas ainda são muito naturalizadas nas relações sociais. Nesse sentido, o projeto de intervenção foi fundamental para o processo de reflexão e compreensão de que o racismo (assim como os pensamentos e atitudes que o reforça) é uma questão séria e enraizada em nossa sociedade, portanto, deve ser combatido.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários