BIOQUÍMICA DA FOTOSSÍNTESE: O LÚDICO NORTEANDO A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM

Marina Costa Martins, Luciana Oliveira Barateli, Rodrigo da Silva Santos

Resumo


No Ensino de Biologia, muitos conteúdos são de difícil assimilação e compreensão, dentre eles pode-se destacar os processos bioquímicos da fotossíntese. Por ser um conteúdo abstrato, os docentes se deparam com a dificuldade de adequar os conteúdos com a turma, e diante disso, há uma necessidade de criar e desenvolver novas metodologias de ensino visando reduzir as barreiras que impossibilitam a compreensão e o aprendizado. Alguns trabalhos realizados mostraram que a inserção do lúdico no processo de ensino aprendizado é uma ferramenta que auxilia os educadores na formação dos conhecimentos dos estudantes. A partir desta perspectiva e visto a necessidade de uma nova didática que auxilie no ensino de Ciências/ Biologia, o presente trabalho realizou um estudo com os alunos do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual João XXIII, localizado no município de Ceres-GO, Brasil, onde os alunos realizaram uma atividade lúdica durante a aula de bioquímica da fotossíntese, intitulada o jogo didático “O Caminho da Fotossíntese”. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficiência desta nova metodologia no ensino do processo bioquímico da fotossíntese, com o propósito de auxiliar os educadores, proporcionando a melhor compreensão dos estudantes.

Palavras-chave


Jogo didático; Ensino de Biologia; Fotossíntese; Metodologia de Ensino.

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