MITOSE E MEIOSE: O LÚDICO NORTEANDO A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS PROCESSOS DE DIVISÃO CELULAR

Daiany Brasiliana Rufina, Luciana Oliveira Barateli, Rodrigo da Silva Santos

Resumo


Durante as rotinas em sala de aula constantemente toma-se conhecimento da dificuldade dos alunos na aprendizagem de conteúdos fora do seu cotidiano, o que pode dificultar o processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Ciências/Biologia. O presente trabalho avaliou por meio uma pesquisa desenvolvida com alunos do Ensino Médio, a aplicabilidade do jogo didático intitulado como “Siga o Mestre da Divisão Celular” no ensino de Biologia Celular. 


Palavras-chave


Jogo didático; Ensino de Biologia; Meiose e Mitose

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMME, A. L. D. A. O lúdico no ensino de genética: a utilização de um jogo para entender a meiose. São Paulo, 2010. 82f. Trabalhos de conclusão de curso (Ciências biológicas e da saúde) Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010.

ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 11ed. São Paulo: Loyola, 2003 p.119.

BARRETO et al. Jogo didático como auxílio para o ensino de zoologia de invertebrados. Revista da SBEnBio, n.7, cidade, p. 4319-4327, 2014.

BERGAMO, M. O uso de metodologias diferenciadas em sala de aula: uma experiência no ensino superior. Revista UNIVAR, Barra do Garças, 2010.

BEZERRA, C. S.; SOUTO, T. V. S. O jogo didático no ensino-aprendizagem de divisão celular. In: 65º Reunião Anual da SBPC, PE, 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 1999.

CAMPOS, L.M.L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Núcleos de Ensino da UNESP, São Paulo, 2003.

CORRÊA. R. S.; NASCIMENTO. T. G. Baralho celular: jogo didático para o ensino de citologia em aulas de ciências do ensino fundamental. Revista da SBEnBIo. RJ n.7, out.2014.

CUNHA, E. S. Divisão celular: uma forma lúdica para abordar o tema no ensino médio. Ciência em Tela. Vol. 1, n. 2. RJ. 2008.

DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01- 13, Sem II. 2008.

GASQUES, L. S et al. A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 12, n. 1, p. 89-106, jan./jun. 2012.

GIRARD, S. C. A formação de professores acera de novas tecnologias na educação. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia_UNB), Brasília, 2011.

GUILHERME, B. C.; SILVA, A. P. M.; GUIMARÃES, W. N. R. Análise de propostas de ensino de Genética através do uso de modelos didáticos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL, 6.,2012, São Cristovão. Anais. São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe, 2012.

HERMANN, F. B.; ARAÚJO, M. C. P. Os jogos didáticos no ensino de genética como estratégias partilhadas nos artigos da revista genética na escola. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA (EREBIO SUL), 6.; 2013; Santo Ângelo. Anais: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo (URI), 2013.

MACAMBIRA, G. M. et al. Jogo “show na genética” como facilitador do processo ensino-aprendizagem em uma escola no município de Pedra, agreste de Pernambuco. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – JEPEX, 13., 2013. Recife. Anais. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2013.

MALAQUIAS, J. F.; VANCONCELOS, F. C.W.; SILVA, C. S.; DINIZ, H. D.; SANTIAGO, M. C. O lúdico como promoção do aprendizado através dos jogos socioambientais, integrando a educação ambiental formal e não formal. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. RS, v.9, julhos a dez de 2012.

MELO, D. M. B.; SILVA, K. C. Jogos digitais e objetos de aprendizagem no ensino da matemática. In: ENCONTRO REGIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3.; Mossoró. Mossoró: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Anais.

NASCIMENTO, M. P.; CRUZ, A. H. S.; SANTOS, R. S.; CINTRA, L. C. Jogos lúdicos como ferramenta didática para o ensino de genética e biologia molecular. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia, GO, 7: 250-271, 2014.

RIBEIRO, A. R. RIBEIRO, B. A. JUNIOR, C. M. L. Capacitação Continuada: O Jogo Como Recurso Pedagógico Importante No Processo Ensino Médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO BRASIL, Anais. Porto Seguro, 2012.

RIBEIRO, R. A.; SANTOS, R. S. O processo de formação de professores e a interferência das tecnologias e mídias no ensino de Genética e Biologia Molecular. Scire Salutis, Aquidabã, v.3, n.1, Out, Nov, Dez 2012, Jan, Fev, Mar 2013 R. S.

MELLO, E. N. P.; SANTOS, R. S. O dominó bioquímico: uma ferramenta pedagógica para o ensino de metabolismo de carboidratos. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização ETAEB-UFG), Goiânia, 2013.

SANTANA, E. M. A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação, SP. 2008.

SOARES, L. F.; MAGALHÃES, E. C. S.; SIQUEIRA, J. M. Utilização de ambientes virtuais para o ensino de ciências naturais e matemática: a estruturação de um locus de ensino e aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CREAD/MERCOSUR/SUL 2009-UDEC, 8., 2011, Anais. Reposital -UNAM Universidade Nacionam autónoma do México- 2011.

WERRI, A. P. S. RUIZ, A. R. Autonomia como objetivo na Educação. Maringá, 2001.

ZANON, D. A.V.; G, M. A. S.; OLIVEIRA, R.C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, São Paulo, Vol 13, 2008. (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 13, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.