ENTRE O TERRITÓRIO DO AGRONEGÓCIO E DA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA: O DESAFIO DAS COMUNIDADES RURAIS TRADICIONAIS INDAÍA II E SARANDI EM LUZIÂNIA-GO.

Marizângela Aparecida de Bortolo Pinto, Sara Rodrigues Oliveira, Emily Alzira Soares Silva

Resumo


O artigo apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida junto às comunidades Rurais Tradicionais de Sarandi e Indaiá II de Luziânia-GO, localizadas na bacia do rio Corumbá, área que vem sofrendo com transformações sociais, econômicas e culturais ligadas a expansão do agronegócio. Em meio ao crescimento do agronegócio as comunidades rurais tradicionais procuram sobreviver ainda a partir de práticas agroecológicas em um sistema comunitário de produção. Apesar disso, o agronegócio representa uma ameaça à produção sustentável e à reprodução da cultura camponesa dessas famílias. Essas comunidades têm seu sustento garantido segundo um modelo de produção de alimentos agroecológicos, sistema que atende aos editais públicos para a agricultura familiar como o PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), programas federais que geram renda à comunidade. Nesse sentido, o trabalho discute a problemática que cerca as comunidades rurais tradicionais e o conflito entre a expansão do agronegócio e a proposta de produção agroecológica.  Por meio de entrevistas episódicas foram resgatados os sentidos e as representações atribuídas por essa população para com sua a Terra, às nascentes, à vegetação nativa como condição para a sua sobrevivência.


Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, R.S.V.; “Populações Tradicionais” e a proteção dos recursos naturais em unidades de conservação, São Paulo. Ambiente & Sociedade - Ano II - No 5° – 2° Semestre de 1999.

ASSIS, L. G. R.; Entre riscos e desafios antropológicos no licenciamento ambiental de hidrelétricas: O caso da UHE Corumbá IV, Goiás. Brasília, 1996.

BRANDÃO, C. R. Plantar, colher, comer. Rio de janeiro: Graal, 1981.

______________. Saber de classe e educação popular. In: O ardil da ordem. Campinas: Papirus, 2 ed. 1986.p. 9 – 39.

______________. Tempos e espaços nos mundos rurais do Brasil, Rio de Janeiro. Ruris, volume 1, número 1, março de 2007.

BRASIL. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Disponível em: http://www.mda.gov.br/portal/saf/programas/paa. Acesso em: ago 2013.

CAPORAL, F.R.; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. 1.ed. Brasília: MDA/SAF, 2004.

DAGNINO, R. A Tecnologia Social e seus desafios. In: DAGNINO, R.. (Org.). Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade. 2ed.Campinas: Komedi, 2010, v. , p. 53-70.

ELIAS, Denise. Agronegócio e Novas Regionalizações no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), v. 13, p. 153-170, 2011.

GASKELL, G.; Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um Manual Prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

GONÇALVES JUNIOR, R. de A. F.; Uma “odisseia” no município de Cristalina/GO: relato de experiência sobre as práticas agroecológicas no Assentamento Vale do São Marcos. vol. 13 nº 2 jul/dez. 2011. Pg. 170 – 183.

HAESBAERT, R.; Território, Cultura e Des-territorialização. Rio de Janeiro, 2005.

LEFF, E.; Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n.1, janeiro/março 2008.

PLOEG, J. D. Van der. Sete teses sobre a agricultura camponesa. In: Paulo Petersen (Org.). Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2009.

SAMPAIO, C. da S. et tal.; Água e energia, comunidade tradicional e ordenamento territorial. XI – Encontro de Geógrafos da América Latina – Bogotá/Colômbia. 26 a 30 de março de 2007.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2004.

SENE, E.; MOREIRA, J.C.; Geografia geral do Brasil, Volume 3: Espaço Geográfico e Globalização. São Paulo, 2010.

SILVA, J. G.; Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estudos avançados 15 (43), 2001.

SOUZA, M.L. O território. Sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I.; GOMES, P.C.; CORREA, R.L. (Orgs.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. Pp. 77-116.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.