LIVRO DIDÁTICO-DUELO ENTRE O PASSADO E O FUTURO?

André Luiz Santos, Jorge Paulo Souza

Resumo


Este artigo pretende problematizar o duelo existente entre o passado e o presente em relação às abordagens de ensino e acreditamos que tal rixa está presente nos dizeres dos autores de livros didáticos. De tal modo buscamos por meio de uma interface da LA (Linguística Aplicada) com a AD (Análise do Discurso) trazer à baila como tal luta se configura no material didático de língua inglesa utilizada nas escolas municipais de Três Lagoas/ MS. Ademais salientamos que o conceito de interpretação de (Orlandi, 2007) constitui um dos pilares de nosso estudo

Texto completo:

PDF

Referências


KOCK, Ingedore. G. V. O texto e a construção dos sentidos. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2007.

Orlandi, Eni, P. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP. Pontes, 5 ed. 2007.

Glossário de termos do discurso disponível em: http://www.discurso.ufrgs.br/glossario.html. Acesso em: 16, jan.2012.

Pêcheux, M. A análise de discurso: três épocas, reproduzido In: Por uma análise automática do discurso- uma introdução á obra de Michel Pêcheux: Campinas. Ed. Unicamp, 1990.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.